
Atividades de aula
Manual
Manual, fichas, perguntas e respostas
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1 - C) 2 - D) 3 - B) 4 - D)
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1 - A) 2 - C)
3 - O inacabamento biológico do ser humano diz que o ser humano nasce prematuro sem capacidades desenvolvidas, sendo assim um ser vulnerável. Com isto, o conhecimento deste é aprendido de modo a adaptar-se ao meio. Como a infância humana é longa, devido à necessidade de ganhar conhecimento e de adaptar-se, torna o ser humano versátil. A capacidade de adaptar faz com que o ser humano consiga enfrentar situações imprevistas. Concluímos assim, que a flexibilidade comportamental baseia-se na adaptação de diferentes pessoas. Relativamente à flexibilidade cognitiva trata-se da capacidade do nosso cérebro, isto é, ele adapta-se e cria novos pensamentos e situações (mudança), sejam estas inesperadas ou não. Tal como referido anteriormente, o conhecimento do ser humano é aprendido de modo a adaptar-se ao meio e por isso a flexibilidade cognitiva ajuda-nos a perceber o que está certo e o que está errado e com o novo pensamento adaptamo-nos ao meio e às novas situações ocorridas.
5 - O desenvolvimento traduz-se no crescimento, na mudança progressiva e contínua no organismo (nascimento até à morte). A afirmação de Piaget cria o seguinte dilema: Somos diferentes por causa da nossa natureza ou por causa da nossa educação? A filogénese traduz-se no conjunto dos processos biológicos de transformação que explicam o aparecimento das espécies e a sua diferenciação, ou seja, é a história evolutiva de uma espécie. A ontogénese designa o desenvolvimento do indivíduo desde a fecundação até à sua fase idosa - desenvolvimento individual. A natureza refere-se às predisposições biológicas herdadas de um indivíduo e a educação refere-se às influências do ambiente social e cultural de um indivíduo.
6 - O inacabamento biológico do ser humano possibilita a evolução do ser humano, sendo esta uma das grandes vantagens. Ao contrário dos animais que são precoces no aparecimento de características próprias de adultos, o ser humano demora muitos anos para comportar-se como tal. Quando o ser humano nasce, apresenta-se prematuro e ao longo do tempo vai desenvolvendo capacidades. Mas na fase adulta, irá manifestar traços juvenis, o que implica um atraso no desenvolvimento do cérebro, ou seja, o conceito da neotenia diz que este atraso no desenvolvimento determina que as características juvenis mantenham-se até a idade adulta. Como o ser humano é prematuro, nasce inacabado. A sua imaturidade explica o porquê da sua infância ser tão longa, sendo esta essencial para a sobrevivência e adaptação. O conceito da neotenia afirma assim, que o homem é "um ser aberto ao mundo" pois o seu inacabamento biológico e a sua prematuridade mostra ser um processo rígido. O ser humano aprende o que a hereditariedade lhe oferece, ao contrário dos animais a aprendizagem irá cumprir as tarefas que neles são destinadas pela hereditariedade. A sua natureza biológica torna o processo de adaptação ao meio mais flexível. O homem tem a necessidade de criar a sua própria adaptação, que transmite de geração em geração. É através da aprendizagem que o ser humano ganha o seu estatuto. Concluindo assim, o inacabamento biológico do ser humano e a sua prematuridade implicam um prolongamento da infância e da adolescência, necessário para o processo de adaptação e desenvolvimento.
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1 - B) 2 - A)
3 - 1B 2A 3C 4E 5A 6C 7D 8E
4 - 1A 2B 3B 4A 5A 6B 7B 8A
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1 - B) 2 - C)
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1 - A citação de Prochiantz mostra-nos que o cérebro é um órgão que apresenta múltiplas configurações, o que torna cada indivíduo único ("não só é único"), isto é, não existe nenhum cérebro igual a outro ("em cada momento é biologicamente diferente"). Desta forma, existe assim uma distinção na qual ultrapassa as definições genéticas, isto deve-se à plasticidade cerebral. A plasticidade cerebral é, assim, a capacidade do cérebro de se remodelar em função das experiências do sujeito, de reformular as suas conexões em função das necessidades e dos fatores do meio ambiente. Isto explica o facto das outras regiões do cérebro poderem substituir as funções que foram afetadas pelas lesões cerebrais. Conclui-se assim que o cérebro funciona de uma forma sistémica, porque forma um conjunto complexo de elementos que o constituem e que funcionam de forma integrada (Ducrocq: "todas as partes do cérebro parecem concorrer").
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1 - B) 2 - C) 3 - B) 4 - B) 5 - B)
Fichas
- Uma ou duas coisas...sobre gémeos;
- Especialização e integração sistémica do cérebro humano;
- Guião visionamento "Um cérebro brilhante";
- "As crianças selvagens";
- Perceção da profundidade;
- O caso de Gary e Mary Jane Chauncey;
Uma ou duas coisas...sobre gémeos
Exercícios:
1. Qual é a importância dos estudos realizados com gémeos?
R.: Os estudos realizados com gémeos de facto leva-nos a bastantes perguntas devido às suas semelhanças mesmo separados quando bebés. O estudo dos gémeos provou-nos, geneticamente, que é possível partilhar determinada características. Por isso, foi descoberto as diferenças hereditárias, de educação e formação através do enquadramento cultural e ambiental.
2. Que conclusões retira dos casos apresentados?
R.: Com este estudo foi provado que ninguém é 100% igual, muitas características podem ser inalteráveis mas através do estudo da epigenética, esta é a origem dessas diferenças, mesmo mínimas. Neste caso, concluímos que o DNA é inalterável a epigenética é alterável.
Especialização e integração sistémica do cérebro humano
Guião visionamento "Um cérebro brilhante"
https://videos.sapo.pt/i9nrM8gDgCbfGhhekMrd
https://videos.sapo.pt/k27aoGn6w3520fdQd969
Os meus apontamentos do documentário:
Marc toca piano desde criança. "Parece um adulto num corpo de uma criança". Ele é uma criança dotada, que quer ser músico. Ele descobriu essa vontade quando numa festa ouviu uma música no piano e quando foi tocar, acertou a melodia toda, isto com apenas dois anos.
Segundo o neurologista Gottfried, o cérebro do músico possui um maior:
- Cerebelo (trabalha mais depressa, quanto maior for melhor);
- Corpo caloso possui mais fibras nervosas e é o órgão crítico para o pianista.
O lobo temporal fica mais ativo do que os outros que não tocam instrumentos. Faz-se a seguinte questão: "Como se desenvolve o cérebro de uma criança?".
Genie é uma criança que não tinha capacidades: andar, falar, em vez de engolir cuspia. Inteligente e curiosa pelo mundo. Possui mãos hábeis, um olhar intenso e um extenso vocabulário. Nunca usou um certo gramatical (ele, tu, nós, eles), ou seja, passou uma fase importante do cérebro ("não usa-se, corta-se"). Não fazia também perguntas como: Porquê?, Quem?, Onde?, etc.
Marc aprendeu primeiro cantonês e depois inglês A mãe dele começou a sua educação muito cedo. Aos 3 anos aprendeu Beethoven (ouvido absoluto).
As pessoas tratam de forma diferente as crianças que tem um atraso na escola por não terem tal capacidades.
Os cientistas fizeram jogos com as crianças (teste de QI e comparavam com as crianças que não tinham tratamento especial). A relação precoce dura longa, aumentou o QI das crianças (aos 5 anos mostraram curiosidade pelo mundo). Agora, é preciso educar mais cedo tornar-se um génio? Os cientistas compararam os gémeos verdadeiros (geneticamente idênticos) e os falsos (geneticamente diferentes). Com testes, compararam as inteligências e os genes dos gémeos com as crianças. Foi feito o projeto "Abecedário".
Marc treina/toca 8h por dia. Ele não treinou para ler ou aprendeu, pediu a mãe para ler uma historia por semana (todos os dias ouvia a mesma historia e na semana seguinte era outra historia). Possui uma habilidade para aprender (por ex: soube andar de bicicleta logo na primeira vez). Criança dotada é difícil de criar, porque faz coisas que as crianças normais não fazem. Isto é, a sua capacidade cognitiva é superior a das outras crianças e por isso o ambiente escolar não é o mais adequado (estuda em casa).
Exercícios:
1. Sintetize o problema que está na origem deste documentário.
R.: O documentário refere-se à origem da genialidade, neste caso das crianças dotadas. Surgem questões como: Será que o talento é algo inato ou desenvolvemos ao longo do crescimento?, É preciso educar mais cedo para tornar-se um génio?. É feito também, a comparação de um cérebro normal e de um genial.
2. O exemplo dos músicos mostra como muitas partes do cérebro podem estar simultaneamente envolvidas numa atividade mental. Justifique.
R.: Para os músicos muitas partes do cérebro podem estar simultaneamente envolvidas numa atividade mental, porque várias partes do cérebro ativam à medida que essa atividade ocorre. O lobo temporal é fundamental, especialmente para os músicos, porque necessitam de ouvir os sons. O cerebelo trabalha mais depressa, neste caso, quanto maior melhor. O lobo occipital fica mais ativo quando lê-mos uma partitura. O lobo frontal trata-se dos movimentos que fazemos para tocar um certo instrumento e o corpo caloso, que contém mais fibras nervosas, é o órgão critico para o musico.
3. O neurologista Gottfried Schlaug, que também é um exímio organista, conduziu um estudo com dezenas de músicos profissionais. Apresente as descobertas deste cientista acerca dos cérebros dos músicos.
R.: Segundo o neurologista Gottfried, o cérebro do músico possui um maior cerebelo (trabalha mais depressa, quanto maior for melhor), o corpo caloso possui mais fibras nervosas e é o órgão crítico para o pianista. Por último, o lobo temporal fica mais ativo do que os outros que não tocam instrumentos
4. A psicóloga Ellen Winner passou 15 anos a estudar crianças dotadas em diversas áreas. Exponha as teses por si defendidas sobre o desenvolvimento das crianças como Marc Yu.
R.: Segundo a psicóloga, ser um génio não é algo comum. Não será qualquer criança que realize o mesmo treino de Marc que irá conseguir realizar as tarefas que ele realiza. Ellen Winner defende que as crianças dotadas melhoram e realizam aquilo que desejam de forma autónoma, como o caso de Marc ter aprendido, à primeira, andar de bicicleta. O facto da sua capacidade cognitiva ser superior à das outras crianças causa uma desvantagem, tanto na educação como no social. Uma das desvantagens é o ambiente escolar não ser o mais adequado e a rejeição social por ser diferente dos outros mentalmente. Estas crianças avançadas tentam estar sempre a aprender e a melhorar.
5. No início de 1970, os cientistas selecionaram cerca de 100 bebés nascidos em bairros carenciados da Carolina do Norte (EUA) para participarem numa experiência singular. Que conclusões foi possível retirar deste projeto?
R.: Os cientistas que realizaram a experiência de selecionar 100 bebés nascidos em bairros carenciados, poderão concluir que elas revelam um maior QI. A relação precoce dura longa, aumentou o QI das crianças e é aos 5 anos que começam a mostrar curiosidade pelo mundo. Foi feita assim, uma comparação entre as crianças com e sem tratamento especial e com os resultados obtidos provaram que existe uma capacidade de aprendizagem nas crianças antes de entrarem na idade escolar, porque conforme o projeto "Abecedário" as crianças demonstram a sua evolução conforme aquilo que o ambiente proporcionou-lhe.
6. A infância de um génio não dura para sempre. Apresente os obstáculos que jovens como Marc Yu poderão ter de enfrentar.
R.: No futuro, Marc terá de enfrentar alguns problemas como por exemplo o desenvolvimento tardio do córtex pré frontal, responsável pela razão e auto controlo, durante a puberdade e a rejeição social por ser diferente dos outros.
7. Que ensinamentos pode recolher a ciência de casos como o de Genie?
R.: No caso da Genie, trata-se de uma criança que não tinha capacidades como andar, falar, não sabia engolir e por isso cuspia. Assim, o atraso mental de Genie devia-se à falta de uma fase importante do cérebro.
8. Um cérebro em crescimento utiliza uma regra para ajustar as suas ligações. Em que consiste essa regra? Com que etapas do desenvolvimento parece estar relacionada?
R.: O crescimento do cérebro utiliza uma regra para manter a sua funcionalidade e organização cerebral que consiste em cortar ligações desnecessárias (como dito: não usa-se, corta-se). Como Genie saltou esta fase importante, não é possível recuperar essa fase, fincando incapacitada de realizar certas funções.
"As crianças selvagens"
Exercício:
1. A ausência de interações sociais tem consequências no desenvolvimento de competências especificamente humanas. Apresente exemplos a partir dos casos apresentados.
R.: A ausência de interações sociais implica o crescimento cognitivo. Esta ausência causa o "incomum" no ser humano. Ou elas estavam sozinhas ou estavam na companhia de animais. Utilizavam linguagem mimica, faziam sons e gestos de animais com que conviveram. Percebe-se assim, que a linguagem verbal era reduzida e o comportamento social é diferente, não segue os mesmos padrões e podem chegar a comportar-se como alguns animais. São indiferentes às emoções, isto é, não choram nem riem pois não tem controlo emocional. Vão aprendendo a exprimir e a reconhecer as suas emoções e a dos outros (interação). Elas, apesar dos modos como se relacionam com os outros são humanas.
O caso do Victor ed Aveyron, os seus comportamentos devem-se à falta de educação e de contacto. Em vez de andar vestido, andava nu, não usava talheres, não dormia numa cama e entre outros.
O caso da Amala e Kamala viviam com a companhia de lobos em vez de humanos. Tinham comportamentos semelhantes a Victor (andavam apoiadas nos pés e nas mãos, comiam carne crua, etc). O facto de comportarem-se como animais, neste caso, o lobo, uivavam. Não sentiam emoções, não choravam e não tinham senso de humor.
O caso da Gennie também apresenta comportamentos semelhantes aos de Victor. Não falava, sofria de abuso do pai e tudo aquilo que ele respondia era com um som de um animal ("cão a rosnar").
O último caso é o de Isabel, vivia num galinheiro. Ela não falava, tinha problemas de controlo emocional e de agressividade, não conseguia andar sozinha.
Perceção da profundidade
Exercício:
1. A partir do estudo apresentado, mostre a importância do desenvolvimento precoce de capacidades como a perceção de profundidade.
R.: Quando nascemos, os nossos sentidos ainda não estão totalmente desenvolvidos. A visão do bebé vai-se desenvolvendo e aperfeiçoando após o nascimento e durante os seus primeiros meses de vida.
A perceção de profundidade é bastante importante para o desenvolvimento humano. Esta está relacionada com o alinhamento dos olhos onde a unificação das imagens é realizada pelo cérebro. Oferece também, a capacidade de ver os objetos em três dimensões: profundidade, comprimento e largura, como também ajuda a analisar e a definir a distância entre o observador e o objeto.
Concluir assim que, aos quatro ou cinco meses é que o bebé ganha a capacidade de entender a profundidade do espaço. Os olhos deles já conseguem distinguir a posição e a perspetiva dos objetos, assim como a proximidade ou distância dos mesmos.
O caso de Gary e Mary Jane Chauncey

Perguntas e respostas
Grupo 1:
1. Escolhi Psicologia B como disciplina, porque:
R.: Tenho interesse e curiosidade em conhecer a complexidade do ser humano seja em termos físicos (linguagem corporal, movimentos entre outros), psicológicos (emoções, transtornos ou perturbações entre outros), cultural ou biológicos
2. Escreva o nome de um psicólogo de que já ouviu falar:
R.: Erik Erikson.
NOTA: Erik Erikson foi um psicanalista na qual desenvolveu a teoria do desenvolvimento psicossocial e é um dos teóricos da psicologia do desenvolvimento.
5. Escreva um título de um livro que tenha lido e que associe à Psicologia, explicando o porquê:
R.: "Os segredos que o nosso corpo revela" de Alexandre Monteiro. Este livro baseia-se na interpretação e nos comportamentos do ser humano durante a vida pessoal e profissional.
6. Escreva um titulo de um filme/série que tenha visto e que associe à psicologia e explique porque razão o escolheu.
R.: Joker (filme). Em termos psicológicos baseia-se num problema neurológico. Apos o seu sofrimento e isolamento tornou-se num assassino, onde vinga-se de quem fez lhe sofrer no passado. Este personagem expressa assim, as suas emoções (raiva, odio e vingança) através das suas ações.

7. Consulte o índice do manual. Reflita sobre o tema que mais a motiva. Escreva-o e explique porque razão a escolheu.
R.: O tema que mais me motiva é o Tema 1, porque inclui o cérebro e a cultura, ou seja, tenho curiosidade em conhecer mais regiões do cérebro e as suas complexidades e sobe a vida das "crianças selvagens".
8. Folheie o manual e escolha uma imagem de que goste particularmente. Identifique-a e diga porque a escolheu.
R.: Pág. 149. Escolhi esta imagem, porque grande parte da população deixa-se influenciar pelas pessoas ao seu redor devido ao medo de rejeição e de julgamento. Assim como a imagem mostra, estamos sob uma manipulação emocional, o que nos leva a depender dos outros. A manipulação emocional pode existir numa relação, numa amizade, entre companheiros e amigos, namorados e ex-namorados, familiares e amantes. Ser manipulado emocionalmente é como sermos marionetes de alguém, que inclusive faz-nos acreditar de que estamos errados e que devemos mudar.
Grupo 2:
1. Se conhecermos a estrutura genética do pai e da mãe podemos provar a capacidade intelectual de uma criança? Porquê?
R.: Não, porque a capacidade intelectual depende do desenvolvimento da criança e não da genética.
2. Uma caixa craniana muito desenvolvida e uma testa alta significam que a pessoa tem uma inteligência superior?
R.: Não, porque existem vários tipos de inteligência e não é necessário ter um desenvolvimento.
3. Há um instinto maternal que explica todas as mulheres tratam de igual modo os seus bebés?
R.: Não, porque a maneira como as mães tratam os seus filhos depende da sua personalidade e da sua infância. A infância do adulto atual vai refletir se no seu descendente e caso a sua infância tenha sido boa ou ma, traves das sua aprendizagens, o que leva a uma reflexão, vai saber os melhores parâmetros para criar o seu descendente, isto é, ao refletir vai saber aquilo que é melhor e pior para ele. Por exemplo, se o adulto atual sofreu de bullying familiar, então não deve deixar o seu descendente sofrer o mesmo.
4. A criança só manifesta inteligência quando começa a falar?
R.: Não, porque existe vários tipos de inteligência, todas elas desenvolvidas de maneiras diferentes.
5. Os animais são capazes de resolver problemas?
R.: Não, estes usam o seu instinto e não o pensamento.
6. As emoções negativas são necessariamente prejudiciais?
R.: Não, porque por mais que as emoções negativas sejam horríveis de sentir-se, aceitá-las pode trazer inúmeros benefícios. Emoções com a tristeza pode ter consequências duradouras em temos físicos e mentais mas vai tornar-nos mais fortes emocionalmente, "crescer e amadurecer com a dor". Outro exemplo é o medo de morrer-mos atropelados e isso obriga-nos a ter cuidado - observar o lado direito e o lado esquerdo sempre que passamos a passadeira.
7. As boas decisões são aquelas que resultam, exclusivamente de uma reflexão profunda?

R.: Depende da situação. Existe a reflexão profunda duradoura que dura por meses e a reflexão profunda da vida atual, naquele preciso momento pensa e tenta responder a vários dilemas que a própria mente criou. A diferença entre a reflexão profunda duradoura e a reflexão profunda da vida atual é precisamente a consciência. Depois de um longo tempo de reflexão, chega-se à conclusão precisa do que se deve fazer, o que iremos sentir, o que iremos fazer depois de passar por tal situação, seja boa ou má, o que pode originar, o que pode romper, o que pode mudar. Temos essas perguntas todas respondidas graças ao tempo que nos provou a essência de cada uma. Depois de tomada a decisão, que deve ser a melhor para o individuo, porque a nossa saúde mental é mais importante do que qualquer outra coisa. Relativamente à reflexão profunda atual, acredito que seja as dúvidas daquilo que o indivíduo sinta e essas dúvidas criam diversos dilemas sem resposta devido à falta de conhecimento e provas de que é realmente aquilo que sente. Um exemplo para cada reflexão:
- Dura longa: na relação amorosa, não sabe se ama ou se tem medo de ficar sozinha - pode sofrer de dependência emocional. (Possíveis perguntas: Se não me sinto feliz porque não consigo ir embora? / E se ao terminar arrepender-me?)
- Da vida atual: sentir um desconforto no trabalho e pensar em despedir-se. Porém não sabe se esse desconforto é recente ou não. (Possíveis perguntas: E se não arranjar um trabalho melhor? E se a minha vida ficar arruinada?)
8. A adolescência é inevitavelmente uma fase crise?
R.: Sim, porque inicia-se o período de mudança e amadurecimento. A mente destes influenciam-se facilmente tanto para o lado positivo como negativo.
9. O esquecimento é uma doença da memória?
R.: Sim, porque trata-se de um sintoma de mau funcionamento cerebral, que normalmente é mais comum para as pessoas idosas. Mas as pessoas que tem consciência da sua perda de memoria podem não apresentar essa demência.
10. O que é o inconsciente?
R.: Trata-se de processos mentais que ocorrem sem que o individuo perceba, isto é, não tem consciência sobre eles.
11. O comportamental agressiva é hereditário?
R.: Sim, muitas pessoas julgam que o mau comportamento dos filhos baseiam-se na forma como são educados mas na verdade, algumas crianças estão geneticamente pré dispostas a desenvolver problemas comportamentais.
Grupo 3:
1. O que é a genética?
R.: A genética é a ciência que estuda o processo de transmissão dos características dos progenitores para os seus descendentes.
2. O que é a hereditariedade?
R.: A hereditariedade baseia-se naquilo que nasceu connosco, ou seja, que são herdadas, por exemplo as características da nossa constituição física ou comportamental. A forma do nosso corpo, do funcionamento do órgãos e do nosso comportamento são transmitidas por hereditariedade.
2.1. E a específica?

R.: Torna-nos seres humanos. A hereditariedade específica traduz-se na informação genética que é responsável pelas características de uma dada espécie (características comuns - partilhar )
2.2. E a individual?
R.: Torna-nos únicos. A hereditariedade individual corresponde à diferença, isto é, a informação genética é responsável pelas características, somente de um individuo (particular).
3. Quais são os agentes responsáveis pela transmissão hereditária?
R.: Cromossomas, ADN e genes. Os cromossomas são constituídos quimicamente por ADN e proteínas. Os segmentos de ADN ou os cromossomas fazem parte do suporte de genes, como também são as estruturas mais importantes na célula devido à sua função principal, a transmissão da informação hereditária. Juntamente com os cromossomas temos os genes na qual são responsáveis pelas diversas características. Como os genes são segmentos de ADN são também segmentos de um cromossoma que contem informação de modo a produzir uma certa característica
4. O óvulo e o espermatozoide:
R.: Através da junção destes, cria-se uma célula: o ovo. Este divide-se em duas células que contém a herança genética do pai e da mãe.
5. O que é o cariótipo?
R.: Conjunto cromossómico de uma espécie. Contém o nº e a forma dos cromossomas.
6. O que é o genótipo?
R.: Conjunto das determinações genéticas herdadas.
7. O que é o fenótipo?
R.: Conjunto de características observáveis num individuo.
Qual é o seu estilo de aprendizagem?
Minhas pontuações:
- Auditivo: 40%
- Visual: 50%
- Tátil: 10%