Biografia de psicólogos


- Erik Erikson

- Alexander Luria

- Sigmund Freud

- Claudio Galeno


Erik Erikson

Erik Homburger Erikson nasceu em Frankfurt, na Alemanha, a 15 de junho de 1902 e morreu a 12 de maio de 1994 com 91 anos, em Harwich. Erik tornou-se um psicanalista onde o seu principal trabalho foi a teoria do desenvolvimento psicossocial considerado assim, um dos teóricos da psicologia do desenvolvimento. Erik foi considerado o décimo segundo psicólogo mais citado no século XX, conforme a pesquisa de "Review of General Psychology" (publicada em 2002). No início da sua vida profissional, Erik começou por ser artista plástico mas em 1927 após conhecer Anna Freud, filha de Sigmund Freud, submeteu-se à psicanálise e tornou-se assim, um psicanalista. No início da sua carreira como psicólogo, Erik tinha interesse sobre o tratamento de crianças, os seus desenvolvimentos e a adolescência. Erik foi o criador da expressão "crise da adolescência". Em 1933, Erik viajou para os Estados Unidos e tornou-se professor nas universidades de Harvard, Berkeley e Yale. Passados três anos, mudou-se para um centro de estudos de relações humanas e começou assim, a estudar a influência dos fatores culturais no desenvolvimento psicológico. Erik publicou livros sobre Martinho Lutero, Gandhi e Hitler e escreveu ensaios que tinham por base a psicanálise na qual relacionava-se com a história, política, filosofia e teologia. Erik Erikson foi o criador da expressão "crise de identidade" (encontra-se, principalmente, na adolescência do que na vida adulta).

Sobre a teoria do desenvolvimento psicossocial:

Traduz-se no crescimento psicológico através de estágios e fases que já estão destinados a acontecer, isto é, não ocorre ao acaso. Cada estágio possui uma crise psicossocial entre algo positivo e negativo (a vertente positiva deve sobrepor-se à negativa). A forma como cada crise é ultrapassada poderá influenciar a capacidade de resolver conflitos ao longo da sua vida.

Existe assim, 8 estágios:

1- Confiança/desconfiança (0 - 18 meses)

2- Autonomia/dúvida e vergonha (18 meses - 3 anos)

3- Iniciativa/culpa (3 - 6 anos)

4- Indústria (produtividade)/inferioridade (6 - 12 anos)

5- Identidade/confusão de identidade (período da puberdade e adolescência)

6- Intimidade/isolamento (21 - 40 anos)

7- Generatividade/estagnação (35 - 60 anos)

8- Integridade/desespero (a partir dos 60 anos)

Sobre a crise da adolescência:

Traduz-se no momento de reflexão, especialmente das suas realizações. Pode variar de pessoa para pessoa, ou seja, o indivíduo pode ficar em desespero porque está próximo da morte ou o sentimento de dever cumprido.


Galeno

Claudio Galeno, ou Galeno de Pérgamo (atualmente, Bergama, na Turquia), foi um médico, cirurgião e filósofo romano. O pai foi o próspero arquiteto grego Aeulius Nicon, que lhe proporcionou uma boa educação e oportunidades para viajar. Estabeleceu-se em Roma e serviu imperadores, entre eles, Marco Aurélio, como médico principal. Galeno aprendeu a curar traumatismos, tratando gladiadores, e escreveu mais de quinhentas obras sobre medicina.

Defendia que a melhor forma de aprender era através da dissecação de animais e o estudo da sua anatomia e apesar de ter descoberto a função de muitos órgãos internos, cometeu erros por supor que os corpos dos animais, tais como os macacos e os porcos, eram exatamente iguais aos dos seres humanos. A data da sua morte é incerta, mas fez pelo menos 70 anos.

Principais obras:

  • c. 190 Dos Temperamentos
  • c. 190 Sobre as Faculdades Naturais
  • c. 190 Três Tratados sobre a Natureza da Ciência 



Alexander Luria

Alexander Romanovich Luria nasceu a 3 de julho de 1902 e morreu a 14 de agosto de 1977. Este foi um famoso psicólogo soviético especialista em psicologia do desenvolvimento. Estudou as noções de causalidade e pensamento lógico conceitual da atividade teórica como a função do sistema nervoso central.

Neuropsicologia

Alexander Luria estudou com Vygotski a instalação, perda e recuperação de funções ao nível do sistema nervoso central considerando as variáveis que interferem na história evolutiva da espécie, a partir das formações sociais histórico-culturalmente definidas além da história individual.

Luria identificou na avaliação da interação entre o cérebro e os processos mentais humanos, três unidades básicas:

1- A unidade da atenção, isto é, a direção da consciência e o estado de concentração mental sobre determinado objeto (seleciona, organiza e filtra as informações) envolve camadas do córtex e o sistema reticular ativador (parte do tronco cerebral que distingue os estímulos relevantes dos estímulos irrelevantes - ação principal é ativar o córtex cerebral).

2- Unidade de codificação e processamento, um sistema funcional para obter, processar e armazenar informações do mundo exterior. Localiza-se nos lobos occipital, temporal e parietal.

3- Unidade de planificação ou destinada a programar, regular e verificar a atividade mental. Localiza-se no lobo frontal, concretiza programas de comportamento, assegura e regula a sua concretização e ajuda no controle do seu cumprimento.


Sigmund Freud

Sigmund Freud nasceu a 6 de maio de 1856, em Morávia e morreu a 23 de setembro de 1939, em Londres (morreu de cancro no palato aos 83 anos de idade e passou por trinta e três cirurgias). Freud foi um médico neurologista e psiquiatra. Foi este que criou a psicanálise. Em 1881, Freud formou-se e trabalhou no Hospital Geral de Viena. O seu contacto com o neurologista Jean-Martin Charcot permitiu Freud iniciar os seus estudos pela utilização da técnica da hipnose que Jean lhe mostrou. Ao iniciar os seus estudos, Freud optou pelo tratamento de pacientes com histeria - condição médica a mulheres, causada por perturbações no útero, que segundo a psicanálise é uma neurose (médico William Cullen indica "desordens de sentidos e movimento" causadas por "efeitos gerais do sistema nervoso") complexa dada pela instabilidade emocional.

Com o tempo, Freud chegou a conclusão que o melhoramento dos pacientes de Jean devia-se de forma psicológica e não orgânica, isto é, a causa da histeria.

Freud também é conhecido por suas teorias e conceitos. Uma explicação breve sobre cada uma:

  • Teorias do complexo de édipo: conjunto de desejos amorosos que o menino enquanto ainda criança experimenta com relação a sua mãe.
  • Repressão psicológica: mecanismo mental de defesa contra ideias que sejam incompatíveis com o eu.
  • Pensamento e linguagem: os pensamentos humanos são desenvolvidos por processos diferenciados, porque o nosso cérebro trabalha no campo da semântica (palavras, frases, símbolos e sinais).
  • Teoria da Representação: relacionado ao sistema nervoso humano, dito por Freud, as representações são analógicas e imagéticas relacionadas através de redes associativas.
  • Teoria do processo de pensamento: o processo de pensamento é a ativação ou inibição dos complexos de sensações associadas.
  • Na teoria do processo de pensamento temos três conceitos: id, ego e superego.

Freud, e as suas obras:

  • A Interpretação dos Sonhos, 1900
  • Sobre a Psicopatologia da Vida Cotidiana, 1901
  • Um caso de histeria, 1901
  • Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, 1905
  • Os chistes e sua relação com o inconsciente, 1905
  • Cinco lições de psicanálise, 1910
  • Leonardo da Vinci, 1910
  • O caso Schereber, 1911
  • Totem e tabu, alguns Pontos de Concordância Entre a Vida mental dos Selvagens e dos Neuróticos, 1913
  • Além do princípio do prazer, 1920
  • O ego e o ID, 1923
  • O Futuro de uma Ilusão, 1927
  • O Mal-estar na Civilização, 1930
  • Moisés e o monoteísmo, 1939
  • Esboço de psicanálise, 1940

Escola Secundária São João da Talha 12ºC
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