
Comportamentos disfuncionais
- Comportamento agressivo;
Comportamento agressivo
Os nossos comportamentos podem causar problemas e que muitas das vezes precisamos de ajuda para tentar compreender. Esse comportamento pode levar perda de um relacionamento, emprego ou até mesmo um objeto.
Normalmente, quem tem a tendência de comportamentos agressivos, tentar controlar os seus impulsos mas a "explosão de raiva" é algo que acontece em um piscar de olhos, ou seja, o tempo entre pode ser muito curto a ponto de não pudermos avaliar as consequências antes de agir.
Quais os sentimentos envolvidos neste tipo de comportamento?
- Tensão
- Frustração
- Arrependimento
Normalmente, o individuo sente uma certa tensão inicial e após a explosão pode sentir um alivio. O facto do individuo não conseguir controlar os seus impulsos, poderá sentir frustração e arrependimento o que piora o estado emocional dessa pessoa.
O comportamento agressivo trata-se de uma perturbação mental?
Existe uma possibilidade diagnóstica para este tipo de comportamento que seria a Perturbação Explosiva Intermitente, mas para diagnosticar esta perturbação o profissional deve remover outras possibilidades, como por exemplo o Transtorno de personalidade antissocial, da conduta uso de substâncias químicas, etc.
O diagnostico de perturbação mental é dado quando o comportamento agressivo não for proposital e se não tiver motivação e vantagens.
O comportamento agressivo devido ao uso de substâncias
Quando uma pessoa demonstra agressividade devido ao uso de substâncias, como as drogas ou o álcool, o tratamento deve focar na dependência química das substâncias, porque o comportamento agressivo deve-se ao uso dessas substâncias.
Quando começam os comportamentos agressivos?
Os comportamentos agressivos começam quando o individuo sente-se inferior, isto é, sente injustiça e desmerecimento e não sabe ou não consegue entender outras formas de demonstrar o seu descontentamento.
Assim, o comportamento agressivo pode tanto prejudicar a nós mesmos, a outras pessoas, animais ou objetos.
Quais são as consequências deste comportamento?
Depende da dificuldade do relacionamento com a família, de outras pessoas próximas, dificuldades profissionais o que pode levar à perda do emprego, problemas escolares como por exemplo, a suspensão, etc.
Haverá cuidados médicos caso esse comportamento insira violência física em pessoas ou objetos.